Curiosidades sobre a trajetória de Luiz Gonzaga

"Em 1953, os músicos que acompanhavam Gonzaga eram Catamilho e Zequinha, mas como Catamilho bebia muito, foi posto pra fora do grupo e até surgiu um boato de que Gonzaga havia matado o músico por causa de Helena. Os boatos foram tantos que Gonzaga se viu obrigado a contratar Catamilho de novo só para provar ao povo que o homem estava vivo!
Mas Catamilho continuou bebendo muito e acabou saindo de vez. No seu lugar entrou o anão Osvaldo Nunes Pereira, que Gonzaga conheceu trabalhando num posto de gasolina, em Jequié, na Bahia.
Zequinha, solidário com Catamilho, também pediu pra sair do grupo em plena excursão pelo Ceará. Gonzaga se viu de repente sem acompanhantes. Mandou buscar um engraxate engraçado de nome Juraí Miranda, que morava no Piauí. Antes de um show em Santo Antonio de Jesus (BA), Gonzaga parou num riacho próximo ao município baiano para ensaiar com os dois novos componentes que nem de música entendiam.
Aquele era o dia 23 de outubro de 1953. Luiz botou nome artístico nos dois recém-formados músicos. Osvaldo, o anão, iria ser chamado de Xaxado. E Juraci seria chamado de Cacau. O anão Xaxado, em virtude da sua pouca estatura, ficou sendo chamado de Salário Mínimo."
Euriques Carneiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário